top of page

Os 4 passos da comunicação não violenta

  • Foto do escritor: psiliviameneghel
    psiliviameneghel
  • 16 de set. de 2024
  • 1 min de leitura

Atualizado: 16 de set. de 2024

Diante de um incomodo, muitas vezes, as pessoas ficam na dúvida de falarem ou não sobre o que sentem, com medo de magoar o outro ou piorar a situação. Há também pessoas que falam tudo o que pensam, sem medir como isso pode afetar o outro.


As duas situações são problemáticas. Deixar de expressar suas necessidades é desrespeitoso com você, mas também é importante saber como falar e como acolher e buscar uma solução junto com o ouvinte. A proposta da Comunicação Não Violenta (CNV) permite expressar nosso pensamentos de forma compassiva, mesmo em situações adversas. A CNV se baseia em um conjunto de habilidades que ajudam a reformular a maneira pela qual nos expressamos e ouvimos o outro, buscando uma dialogo mais consciente de suas necessidades e uma atenção mais empática com o ouvinte.


Essa sequencia de 4 passos traz direcionamentos para você ao falar sobre suas necessidades:


  1. Observação: observe o que está acontecendo na situação, avalie o que te agrada e o que te desagrada. Descreva ao outro, sem julgamentos ou juízos de valor.


  2. Sentimento: relate como você se sente em relação ao que foi observado.


  3. Necessidades: aponte quais necessidades, valores ou desejos estão gerando esse sentimentos.


  4. Pedido: exponha quais ações precisam ser feitas para que suas necessidades sejam atendidas e como isso vai te fazer bem.


Consegue praticar esses quatro passos no seu dia a dia?

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Lívia Meneghel - Psicóloga
CRP 16/4343

bottom of page